No dia 02/12 (segunda), iniciou o funcionamento do novo portal de serviços do poder Judiciário, o Jus.br. A ferramenta servirá como porta de entrada unificada para os serviços da Justiça brasileira, simplificando o acesso e a utilização desses sistemas para profissionais da área jurídica.
A iniciativa busca é fruto do Programa Justiça 4.0 e da parceria entre CNJ e PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento) e tem por objetivo centralizar e integrar os sistemas judiciais de tribunais brasileiros.
O projeto busca promover a interoperabilidade entre os sistemas, garantindo segurança, eficiência e transparência na prestação de serviços judiciais.
A plataforma oferece uma interface padronizada e intuitiva, com funcionalidades como: consulta processual unificada, ferramentas de busca, notificações e comunicações.
O portal simplifica o envio de documentos e a comunicação entre tribunais, magistradas e servidores, que poderão realizar petições, encaminhar ofícios, cartas precatórias e efetuar o declínio de competência.
Os advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública podem acompanhar o andamento processual em todo o país, acessar comunicações processuais pelo Domicílio Judicial Eletrônico e consultar o Diário de Justiça Eletrônico Nacional.
O público geral pode utilizar a plataforma para acompanhar notícias relacionadas à Justiça brasileira.
O acesso ao sistema é realizado por meio de login único (single sign-on), permitindo a entrada com contas gov.br. Essa funcionalidade elimina a necessidade de múltiplos acessos e torna o processo mais ágil e conveniente.
O Jus.br – justiça em um único lugar – pode ser acessado pelo link: https://sso.cloud.pje.jus.br/auth/realms/pje/protocol/openid-connect/auth?client_id=jusbr&scope=openid&redirect_uri=https://www.jus.br&response_type=code&state=f6a8a9eea0f40f2f694beac3fb823e2c