CVM marca presença em nova edição do projeto AgroCapitais.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) participou, em 05/09/2024, de mais uma edição do projeto AgroCapitais.

Essa iniciativa resulta de uma parceria entre a CVM, o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto Pensar Agropecuária (IPA).

O objetivo principal do evento foi discutir e fortalecer o papel do Mercado de Capitais no desenvolvimento do setor agropecuário, além de apresentar alternativas de financiamento para empreendedores rurais e investidores interessados em impulsionar o agronegócio.

João Pedro Nascimento, Presidente da CVM, e Bruno Gomes, Superintendente de Securitização e Agronegócio (SSE) da Autarquia, participaram do evento e apresentaram o potencial de crescimento do agronegócio por meio de financiamento no Mercado de Capitais.

“Trazer o agronegócio para o Mercado de Capitais tem uma função social importante, como reduzir o custo da alimentação e liberar espaço no Plano Safra para pequenos e médios empreendedores. Estou satisfeito com o que fizemos até aqui, mas queremos fazer mais, levando o AgroCapitais para todas as regiões do Brasil e ampliando nosso alcance para além dos grandes centros urbanos. O esforço do projeto AgroCapitais é simplificar o mercado de capitais e torná-lo menos complexo para todos.” João Pedro Nascimento, Presidente da CVM.

Indústria de Fiagro é Destaque

Bruno Gomes, Superintendente de Securitização e Agronegócio (SSE) da CVM, participou do painel “Desafios e Perspectivas do Mercado de Capitais do Agro” durante o evento do projeto AgroCapitais. Em sua fala, ele reforçou a mensagem trazida pelo Presidente da CVM na palestra sobre o Mercado de Capitais e o Agronegócio.

Bruno Gomes destacou a importância de aperfeiçoar e modernizar a indústria de Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO), considerando a relevância do agronegócio para o desenvolvimento econômico do Brasil. Enfatizou que aprimorar essa estrutura é essencial para ampliar as oportunidades de financiamento e investimentos no setor.

“O FIAGRO é um dos instrumentos que possibilitam maior desenvolvimento do agronegócio no país. E a nova regra que está por vir reflete o esforço da CVM em facilitar o acesso dos empreendedores da cadeia do agro ao mercado de capitais”, destacou Bruno Gomes.

Vale destacar que, conforme a última edição do Boletim CVM Agronegócio, elaborado pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE) da Autarquia, o volume financeiro do agronegócio no Mercado de Capitais registrou um crescimento de 19,5% em um ano.

Além disso, o mercado de Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO) apresentou uma alta significativa, com um crescimento de 153% nos últimos 12 meses, superando a média do Mercado de Capitais, que teve um aumento de 9% no mesmo período. Esses números ressaltam a importância do FIAGRO e do agronegócio no cenário econômico brasileiro.

Lugar do agronegócio é no Mercado de Capitais

Em março de 2023, a CVM firmou acordos de cooperação técnica com o Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA). Essas parcerias visavam ao desenvolvimento do Mercado de Capitais no setor agropecuário, com o objetivo de ampliar o acesso dos empreendedores do agronegócio a esse mercado. Com abrangência nacional, os acordos incluíam a realização de eventos conjuntos em diversas regiões do país, sob o projeto denominado AgroCapitais, criado para promover debates e fomentar o crescimento do setor por meio de alternativas de financiamento e investimento.

Fonte: https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/2024/cvm-marca-presenca-em-nova-edicao-do-projeto-agrocapitais

Sobre o(a) Autor(a)

Leandro Freitas

Atuando em âmbito jurídico, especificamente no setor societário, atuei em demandas relativas a planejamento sucessório e patrimonial, M&A, restruturação societária e procedimentos de registros.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos