Impossibilidade de pagamento do FGTS direito ao empregado

No dia 21 de fevereiro de 2025, o Tribunal Superior do Trabalho – TST, reafirmou jurisprudência sobre a impossibilidade de pagamento do FGTS – Fundo de Garantia direito ao empregado nas ações trabalhistas, sendo a redação publicada: “Nas ações trabalhistas, os valores relativos aos recolhimentos do FGTS e da respectiva indenização de 40% devem ser depositados na conta vinculada, e não pagos diretamente ao trabalhador.”

É importante destacar que já havia entendimento consolidado pela Corte maior trabalhista, inclusive pela Seção Especializada em Dissídios Individuais I (SDI-1) do TST, e para garantir a uniformidade e a segurança jurídica na aplicação das leis, bem como agilizar o trâmite dos processos judiciais, a tese foi firmada.

Antes da nova jurisprudência consolidada, o FGTS, bem como a indenização de 40%, era pago diretamente ao trabalhador juntamente com o valor líquido da execução da ação, agora, com a mudança, os valores referentes ao FGTS e à multa de 40%, deverá ser depositado na conta vinculada do colaborador.

Notícia retirada no site do Superior Tribunal do Trabalho – TST: https://www.tst.jus.br/

Sobre o(a) Autor(a)

Kawanne Hosken

Advogada, pós graduada em Civil e Trabalho e Processo do Trabalho.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Moisés Freire Advocacia respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site www.moisesfreire.com.br.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemos por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.