TST reconhece validade de desconto de plano de saúde em indenização de PDV

Data: 08/10/2025

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou o direito da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), de Vitória (ES), de descontar os valores referentes à coparticipação no plano de saúde da indenização devida a um empregado que aderiu ao Plano de Demissão Voluntária (PDV).

O trabalhador, contratado desde 1979, havia aderido ao PDV em 2016, mas recusou-se a assinar o termo de rescisão por discordar do desconto de cerca de R$ 31 mil, referente à sua parte nas despesas do plano de saúde. A Cesan, então, ajuizou ação para regularizar o pagamento das verbas rescisórias, argumentando que o desconto estava expressamente previsto nas condições do plano.

O TRT da 17ª Região (ES) havia limitado o desconto ao valor de uma remuneração mensal, com base no artigo 477 da CLT. Contudo, o TST reformou a decisão, destacando que a assistência médica não possui natureza salarial, conforme o artigo 458 da CLT, e que se trata de contrato de natureza civil, sujeito a coparticipação prevista em regulamento interno.

De acordo com o relator, ministro Douglas Alencar Rodrigues, o empregado aderiu voluntariamente tanto ao plano de saúde quanto ao PDV, assumindo as condições de custeio. Impedir o abatimento do valor devido configuraria enriquecimento sem causa.

A decisão foi unânime.

📄 Processo: RR-529-52.2016.5.17.0101
👩‍⚖️ Órgão julgador: Quinta Turma do TST
🗓️ Relator: Ministro Douglas Alencar Rodrigues

Fonte: https://www.tst.jus.br/-/empresa-podera-descontar-valores-referentes-a-plano-de-saude-da-indenizacao-de-pdv

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Moisés Freire Advocacia respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site www.moisesfreire.com.br.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemos por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.