CNJ aprova resolução que busca diminuir a litigiosidade na Justiça do Trabalho.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, no dia 30/09/2024, Ato Normativo que dispõe sobre métodos de conciliação no âmbito trabalhista. O projeto surgiu como uma tentativa de reduzir a excessiva litigiosidade no Direito do Trabalho, que torna incerto o custo da relação de trabalho antes de seu término, gerando insegurança e a consequente queda nos investimentos que geram oportunidades de emprego de qualidade.

Com a aprovação do Ato, restou definido que os acordos extrajudiciais terão efeitos de quitação ampla, geral e irrevogável sempre que forem atendidos requisitos específicos, sendo alguns deles: a previsão dos efeitos supracitados no acordo homologado e a assistência das partes por advogados devidamente constituídos ou por sindicato.

Logo, não havendo observância integral dos requisitos, a eficácia liberatória será restrita aos títulos e valores expressamente consignados no instrumento, ressalvados os casos de nulidade.

Ademais, para a homologação dos acordos, será necessária a provocação espontânea, por qualquer um dos interessados ou seus substitutos processuais legitimados aos órgãos judiciários competentes, sendo vedada a homologação parcial de acordo celebrado.

A medida, inicialmente, só se aplica aos acordos de valor equivalente a 40 salários-mínimos na data da celebração. A resolução foi aprovada, por unanimidade, nos termos do voto do Ministro Luis Roberto Barroso.

Fonte: https://www.cnj.jus.br/justica-do-trabalho-podera-homologar-acordos-extrajudiciais-sem-ajuizamento-de-acao/

https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2024/10/resolucao-cnj-n-586-2024.pdf

Sobre o(a) Autor(a)

Gabriela Ruiz Ramos

Acadêmica de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos