Lucas Felipe Jardim de Medeiros
Representantes da OAB Minas, que integram o Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico (PJe), se reuniram em dezembro com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, para tratar sobre a implantação do sistema Eproc no judiciário mineiro.
Durante o encontro o grupo recebeu informações sobre os passos que antecederam a decisão de aderir a um novo sistema processual eletrônico e sobre o plano de trabalho que vem sendo desenvolvido. O novo sistema Eproc será implantado em substituição ao PJe na primeira e segunda instâncias.
O presidente do TJMG justificou a mudança como necessária em razão das sucessivas instabilidades do PJe, bem como a determinação do CNJ para unificação de sistemas em Minas Gerais e a dificuldade em prestar todas as correções necessárias no atual JPe.
Na ocasião, os representantes da OAB apresentaram requerimentos com o objetivo de assegurar as garantias e prerrogativas profissionais, bem como a participação ativa da instituição em todo o processo de implantação e migração para o novo sistema, visando à capacitação da advocacia, bem como a redução dos impactos da mudança para o jurisdicionado, advogados e advogadas.
Estiveram presentes na reunião, a presidente e o vice da Comissão do PJe da OAB Minas, Gláucia Campolina e Carlos Faustino; o superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça; os juízes auxiliares, Rodrigo Martins Faria e Thiago Cabral; o secretário de Governança e Gestão Estratégica (Segove) do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; a diretora de Informática do TJMG, Alessandra Campos; o representante do Comitê Gestor do Pje no TJMG, Cássio Brant e a coordenadora da Central PJe da OAB Minas, Mariana Zolini.