últimas notícias

TRT-MG AFASTA ADICIONAL DE PERICULOSIDADE A MOTORISTA DE CAMINHÃO-BETONEIRA QUE APENAS ACOMPANHAVA ABASTECIMENTO

A Nona Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) reformou sentença e afastou a condenação de uma empresa do ramo de concretagem ao pagamento de adicional de periculosidade a motorista de caminhão-betoneira que apenas acompanhava o abastecimento do veículo em posto de combustível. Na origem, a 11ª…
| 24 de novembro de 2025

TRT-MG NEGA INDENIZAÇÃO POR “PERDA DE UMA CHANCE” A TRABALHADORA DISPENSADA NO INÍCIO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

A Nona Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) manteve sentença que negou o pedido de indenização por “perda de uma chance” formulado por uma técnica de enfermagem dispensada poucos dias após a assinatura de contrato de experiência com empresa prestadora de serviços terceirizados. A trabalhadora alegou…
| 13 de novembro de 2025

TRT-MG AFASTA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS POR SUPOSTO DANO PSÍQUICO, RECONHECENDO CULPA DE TERCEIROS E AUSÊNCIA DE FALHA DA EMPRESA

A Oitava Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) decidiu afastar a condenação de uma empresa ferroviária ao pagamento de indenização por danos morais a um maquinista que desenvolveu transtornos psiquiátricos após presenciar dois acidentes ferroviários com vítimas fatais em Juiz de Fora, ocorridos em 2020. O…
| 10 de novembro de 2025

O Efeito da Reforma Tributária na Formação de Contratos e Preços Empresariais!

A Reforma Tributária marca uma transformação significativa no cenário empresarial brasileiro, com efeitos que ultrapassam a mera simplificação dos tributos. Suas mudanças impactam diretamente a maneira como as empresas definem seus preços.Com a substituição de tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS pelo IVA Dual (CBS + IBS), será necessário…
| 4 de novembro de 2025

TST reconhece validade de desconto de plano de saúde em indenização de PDV

Data: 08/10/2025 A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou o direito da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), de Vitória (ES), de descontar os valores referentes à coparticipação no plano de saúde da indenização devida a um empregado que aderiu ao Plano de Demissão Voluntária (PDV). O…
| 15 de outubro de 2025

📰 Informativo Jurídico – TST valida dispensa por desempenho insatisfatório em contrato de experiência

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a validade da dispensa de uma técnica em secretariado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), afastando o pedido de anulação do desligamento realizado ao término do contrato de experiência. Embora a trabalhadora fosse concursada, as avaliações de desempenho…
| 9 de outubro de 2025
Moises Freire anuncia a chegada de Maysa Pittondo como Head of Tax e nova sócia

Moises Freire anuncia a chegada de Maysa Pittondo como Head of Tax e nova sócia

A Moises Freire Advocacia tem o prazer de anunciar a chegada de Maysa Pittondo como nova Head of Tax e sócia do escritório, fortalecendo nossa atuação no direito tributário empresarial em um momento decisivo para empresas e empresários no Brasil. Quem é Maysa Pittondo? Maysa é Doutora e Mestre em…
| 7 de outubro de 2025

Quem vai pagar pela Reforma Tributária na locação de imóveis, Locador ou Locatário?

Atualmente, o sistema tributário brasileiro incide majoritariamente sobre o consumo. Os municípios são responsáveis pela arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), enquanto os estados administram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Já a União recolhe o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento…
| 7 de outubro de 2025

TRT-MG VALIDA JUSTA CAUSA POR MAU PROCEDIMENTO DE TÉCNICA DE ENFERMAGEM EM SERVIÇO

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) manteve a dispensa por justa causa de uma técnica de enfermagem que, durante o expediente, parou a ambulância da empresa em um bar, junto com colegas, para participar brevemente de uma confraternização de ex-colega de trabalho, sem autorização. O caso ocorreu…
| 30 de setembro de 2025

JUSTA CAUSA MANTIDA: CAMINHONEIRO É DESLIGADO APÓS VÍDEO COM DIREÇÃO IMPRUDENTE VIRALIZAR NA INTERNET

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) manteve a sentença da 6ª Vara do Trabalho de Betim (MG) que aplicou a demissão por justa causa a um caminhoneiro. O caso envolveu a postagem de um vídeo no TikTok em que o trabalhador aparecia realizando manobras…
| 24 de setembro de 2025

STF decide aplicar Selic em dívidas civis

Nesta sexta-feira, 12/09/2025, a 2ª turma do STF decidiu, por unanimidade, aplicar a taxa Selic como índice de correção das dívidas civis. Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Nunes Marques acompanharam o voto do relator, André Mendonça, que fundamentou seu entendimento no art. 406 do CC, o…
| 17 de setembro de 2025

TRT-MG NEGA VÍNCULO EMPREGATÍCIO ENTRE JOVEM E TIA POR AUSÊNCIA DE REQUISITOS LEGAIS

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), em Minas Gerais, em recente decisão reformou uma sentença e decidiu, por unanimidade, que não existe vínculo empregatício entre um sobrinho e sua tia, o rapaz alegava ter atuado como cuidador da tia idosa por quase cinco anos…
| 16 de setembro de 2025
1 2 3 41

Cadastre-se para receber informações atualizadas

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Moisés Freire Advocacia respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site www.moisesfreire.com.br.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemos por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.