Justiça libera os contribuintes do imposto “come-cotas” de fundos de investimento

A Justiça começou a proferir as primeiras decisões que garantem aos cotistas de fundos fechados o direito de não pagar Imposto de Renda (IR) sobre os rendimentos acumulados até 2024. Essas decisões abrem caminho para questionar a constitucionalidade da lei Nº 14.754/2023, que estabeleceu o “come-cotas” nos fundos exclusivos. Nós, da Moisés Freire Advocacia já avaliamos que também é possível solicitar restituição para aqueles que já pagaram os tributos.

Por se tratar de uma questão constitucional, a discussão provavelmente chegará ao Supremo Tribunal Federal. A primeira decisão foi proferida em 7 de maio pelo desembargador Álvaro Ricardo de Souza Cruz, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), em um recurso da holding de investimentos JME Participações. Uma decisão semelhante foi tomada em 4 de junho pelo desembargador federal Rubens Calixto, do TRF-3, em um agravo de instrumento. Ambos os magistrados entenderam que a tributação retroativa imposta pela nova lei é inconstitucional.

A norma de dezembro passado obrigava o pagamento de 15% de IR sobre o estoque dos fundos, incluindo os rendimentos acumulados até o final de 2023. As decisões judiciais agora permitem que os contribuintes paguem os impostos no estilo “come-cotas” apenas sobre os rendimentos a partir de 2024, devido ao início da vigência da nova lei.

Os advogados(as) da Área Tributária da Moisés Freire Advocacia acreditam que a discussão chegará ao STF devido ao caráter constitucional da questão e destacam a possibilidade de os contribuintes solicitarem restituição com base nesses precedentes.

Sobre o(a) Autor(a)

Fernando de Melo Monteiro Filho

Pós graduado em Direito da Economia e da Empresa pela FGV, pós-graduado em Direito Tributário pela PUC-MG, graduado em Direito pela PUC-MG e em Engenharia Mecânica também pela PUC-MG.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos