Novo Marco na Gestão de Créditos Tributários: A Lei Complementar Nº 208/2024

Em 2 de julho de 2024, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei Complementar Nº 208, trazendo importantes alterações na gestão de créditos tributários e não tributários. As mudanças visam modernizar e tornar mais eficiente a administração pública, facilitando a cessão desses créditos para entidades privadas e fundos de investimento.

A nova lei permite que União, Estados, Distrito Federal e Municípios cedam, de forma onerosa, os direitos originados de créditos tributários e não tributários, incluindo aqueles inscritos em dívida ativa. Essa cessão deve preservar a natureza do crédito, manter as garantias e privilégios, e assegurar que a cobrança continue sendo prerrogativa da Fazenda Pública.

A lei garante que os critérios de atualização dos valores, bem como os montantes de principal, juros e multas, sejam mantidos inalterados. A cessão é uma operação definitiva, isentando o ente público de responsabilidade futura sobre o crédito cedido, mantendo a obrigação de pagamento exclusivamente com o devedor.

Outra inovação significativa é a inclusão do protesto extrajudicial como causa de interrupção da prescrição dos créditos tributários, ampliando as ferramentas de cobrança da administração pública. Além disso, a lei autoriza a administração tributária a requisitar informações cadastrais e patrimoniais de sujeitos passivos a entidades públicas e privadas, facilitando a fiscalização e cobrança.

A cessão de direitos creditórios deverá observar as vinculações constitucionais e não pode abranger percentuais do crédito pertencentes a outros entes da Federação. A receita decorrente dessas operações deve ser destinada majoritariamente a despesas associadas à previdência social e investimentos, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sobre o(a) Autor(a)

Fernando de Melo Monteiro Filho

Pós graduado em Direito da Economia e da Empresa pela FGV, pós-graduado em Direito Tributário pela PUC-MG, graduado em Direito pela PUC-MG e em Engenharia Mecânica também pela PUC-MG.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos