O CHATGPT é um chatbot (robô) com inteligência artificial especializado em diálogos desenvolvidos pela Open AI.
Segundo a Comissão de Inteligência Artificial da OAB/MG,” a tecnologia funciona aprendendo com grandes quantidades de dados como responder a qualquer solicitação de um usuário de maneira humana, oferecendo informações de maneira semelhante a um tradicional mecanismo de busca”.
Bill Gates, fundador da Microsoft, em entrevista a Forbes salientou que “até agora, a inteligência artificial podia ler e escrever, mas não conseguia entender o conteúdo. Os novos programas como o CHATGPT vão tornar muitos trabalhos de escritório mais eficientes. Isso vai mudar o mundo”.
A IA generativa, como o CHATGPT, é uma inteligência artificial capaz de gerar textos, imagens, ao invés de apenas analisar ou agir com base nos dados existentes.
O CHATGPT utiliza aprendizado profundo (GANs – generative adversarial networks), ou seja, Redes Adversárias Generativas para criar conteúdos. Nos dizeres da Comissão de Inteligência Artificial da OAB/MG: “Uma GAN consiste em duas redes neurais: um gerador que cria novos dados e um discriminador que avalia os dados, que trabalham em conjunto. “
Entende-se que a Open AI deve ser utilizada com cautela, já que com ela é possível revisar e organizar textos, elaborar textos menos relevantes, mas com o alerta de sempre sendo necessária à sua correção e checagem. Utilizações mais robustas da ferramenta devem ser evitadas, no estágio inicial em que se encontra.
Alexandre Morais Rosa, Juiz e Professor da UFSC, acredita que um robô não poderá substituir juízes e advogados, mas podem ajudar a dinamizar a prestação jurisdicional. Nesse sentido, a automatização de atividades repetitivas e burocráticas podem e devem ser automatizadas.
Segundo o Prof. Dierle Nunes (UFMG e Presidente da Comissão de Inteligência Artificial da OAB/MG): “o CHATGPT é revolucionário por gerar textos com boa fundamentação. Todavia, a sua utilização pode representar um potencial positivo, mas também problemático, já que pode dar respostas muito específicas e corretas, mas também muito absurdas. Sem a supervisão humana, a ferramenta perde muito sua eficácia.”
Apesar do CHATGPT ser considerado uma revolução em matéria de inteligência artificial, tratando-se de uma das ferramentas da virada tecnológica do Direito, seus impactos e aplicações ainda são incertos e demandam maiores estudos, em especial para sua utilização imediata na advocacia.
Fontes: https://www.conjur.com.br/2023-jan-15/robo-revolucionar-uso-inteligencia-artificial-justica
https://www.instagram.com/inteligenciartificialoabmg/
https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/02/chatgpt-vai-mudar-nosso-mundo-diz-bill-gates/