TRT considera nula citação realizada por Whatsapp

A 3ª Turma do TRT-12 decidiu por anular a condenação de empresa que recebeu notificação por Whatsapp.

A citação da reclamada foi realizada por um oficial de justiça por meio do aplicativo, utilizando um número destinado a vendas, que possuía respostas automáticas. A mensagem foi visualizada, mas a empresa não compareceu à audiência, resultando em sua declaração como revel, ou seja, aceitando tacitamente as alegações do autor.

A empresa recorreu, argumentando que o meio utilizado para a citação era inadequado e não garantia a ciência e compreensão da comunicação. A 3ª Turma do TRT da 12ª Região, por unanimidade, acolheu o recurso, anulando a citação.

Dentre as fundamentações, afirmou o relator que o simples ícone de leitura seria insuficiente para comprovar que a empresa não apenas recebeu, mas também compreendeu a citação, e que o fato de o número ser utilizado para vendas, com respostas automáticas e não para demandas administrativas, reforçou a insuficiência do meio escolhido para a citação. Destacou, nesse sentido, que as citações feitas por esse meio devem trazer comprovação inequívoca de leitura.

Os autos retornaram para a vara de origem para nova citação, demonstrando a necessidade de utilização de métodos apropriados e efetivos de notificação, garantindo a regularidade processual, principalmente em um cenário no qual a utilização de meios eletrônicos é crescente.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/417412/trt-12-anula-citacao-enviada-a-empresa-por-whats-com-chat-automatico

Sobre o(a) Autor(a)

Gabriela Ruiz Ramos

Acadêmica de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos