Local de recolhimento do Imposto Sobre Serviços – ISS

A legislação e a jurisprudência definem que o ISS é devido no local de estabelecimento prestador, ou seja, no local que deverá configurar uma unidade econômica e produtiva, desempenhando a atividade fim. Isto foi trazido pela Lei 116, DE 31 DE JULHO DE 2003, na Lei é possível verificar os serviços complementares que estão sujeitos a incidência do Imposto Sobre Serviços.

No entanto, com a alteração legislativa da Lei Complementar 175, a legislação trouxe melhores delimitações as exceções para o critério do local físico na prestação do serviço, isto é, a possibilidade do imposto ser recolhido no Município onde o serviço será prestado. 

A grande maioria das empresas estão localizadas em grandes centros urbanos, fazendo com que a arrecadação do ISS seja maior nesses municípios já que a regra é recolher o ISS no local da sede da empresa e não no local da prestação dos serviços. Esta sistemática privilegia certos municípios em detrimento de outros.

Se, por um lado, a lei anima muitos municípios, por outro, podem ocasionar questões para o contribuinte, como a bitributação, que ocorre quando mais de um município aplica uma taxação para a mesma empresa, por uma discordância sobre qual deve recolher o imposto. Isso pode acontecer quando, por exemplo, a empresa tem o endereço de sede de uma determinada cidade, mas realiza suas atividades em outra.

Neste sentido, a Lei Complementar 175 é a possibilidade de desburocratizar a tributação brasileira para as empresas prestadoras de serviços. Com ela, esperamos uma padronização nacional das obrigações acessórias Municipais, que dizem respeito à declaração de faturamento das empresas para as prefeituras, enquanto isso não ocorre é possível que o contribuinte utilize de outros meios para que este não sofra uma bitributação, bem como caso tenha pagado em duplicidade, este valor seja reavido.

Fonte: ISS: Novas regras para o local do recolhimento do Imposto sobre Serviço – Rede Jornal Contábil (jornalcontabil.com.br)

Sobre o(a) Autor(a)

Rafaella Viana

Advogada Tributarista na Moisés Freire Advocacia

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Moisés Freire Advocacia respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site www.moisesfreire.com.br.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemos por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.