STJ – SEGURO-GARANTIA COMO SUBSTITUIÇÃO DE PENHORA DE ATIVOS FINANCEIROS

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que, em execução de título extrajudicial, admitiu a apresentação de seguro-garantia judicial em lugar da penhora em dinheiro, mesmo diante da discordância do credor.

A relatora, ministra Nancy Andrighi, destacou que o artigo 835, parágrafo 2º, do Código de Processo Civil, expressamente equiparou a fiança bancária e o seguro-garantia judicial ao dinheiro, com a finalidade de substituição da penhora. Ressaltou ainda que há precedente do colegiado no sentido de que o credor não pode rejeitar a substituição do dinheiro por essas garantias, salvo por insuficiência, defeito formal ou inidoneidade da salvaguarda oferecida.

Cabe mencionar que o seguro-garantia pode ser definido como o contrato pelo qual a seguradora presta garantia de proteção aos interesses do credor (segurado) relativos ao adimplemento de uma obrigação (legal ou contratual) do devedor, nos limites da apólice.

Conforme reforçou a ministra, o seguro-garantia judicial constitui importante instrumento de preservação do capital circulante das sociedades empresárias que, em um ambiente de

mercado competitivo, não podem correr o risco de bloqueio de seus ativos financeiros em uma execução. Ademais, o seguro-garantia é uma importante forma de assegurar ao credor o valor devido, já que há fiscalização da Susep – Superintendência de Seguros Privados, como garantidora, ao mesmo tempo em que preserva o capital circulante das empresas.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/388401/stj-seguro-garantia-substitui-penhora-mesmo-com-oposicao-do-credor

Sobre o(a) Autor(a)

Ana Laura Alves Coutinho

Advogada Pós-graduada em Direito Processual. Atualmente cursa Pós-graduação em Direito Civil e Empresarial.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos