O CHATGPT PODE REVOLUCIONAR A ADVOCACIA?

O CHATGPT é um chatbot (robô) com inteligência artificial especializado em diálogos desenvolvidos pela Open AI.

Segundo a Comissão de Inteligência Artificial da OAB/MG,” a tecnologia funciona aprendendo com grandes quantidades de dados como responder a qualquer solicitação de um usuário de maneira humana, oferecendo informações de maneira semelhante a um tradicional mecanismo de busca”.

Bill Gates, fundador da Microsoft, em entrevista a Forbes salientou que “até agora, a inteligência artificial podia ler e escrever, mas não conseguia entender o conteúdo. Os novos programas como o CHATGPT vão tornar muitos trabalhos de escritório mais eficientes. Isso vai mudar o mundo”.

A IA generativa, como o CHATGPT, é uma inteligência artificial capaz de gerar textos, imagens, ao invés de apenas analisar ou agir com base nos dados existentes. 

O CHATGPT utiliza aprendizado profundo (GANs – generative adversarial networks), ou seja, Redes Adversárias Generativas para criar conteúdos.  Nos dizeres da Comissão de Inteligência Artificial da OAB/MG: “Uma GAN consiste em duas redes neurais: um gerador que cria novos dados e um discriminador que avalia os dados, que trabalham em conjunto. “

Entende-se que a Open AI deve ser utilizada com cautela, já que com ela é possível revisar e organizar textos, elaborar textos menos relevantes, mas com o alerta de sempre sendo necessária à sua correção e checagem.  Utilizações mais robustas da ferramenta devem ser evitadas, no estágio inicial em que se encontra.

Alexandre Morais Rosa, Juiz e Professor da UFSC, acredita que um robô não poderá substituir juízes e advogados, mas podem ajudar a dinamizar a prestação jurisdicional.  Nesse sentido, a automatização de atividades repetitivas e burocráticas podem e devem ser automatizadas.

Segundo o Prof. Dierle Nunes (UFMG e Presidente da Comissão de Inteligência Artificial da OAB/MG): “o CHATGPT é revolucionário por gerar textos com boa fundamentação.  Todavia, a sua utilização pode representar um potencial positivo, mas também problemático, já que pode dar respostas muito específicas e corretas, mas também muito absurdas. Sem a supervisão humana, a ferramenta perde muito sua eficácia.”

Apesar do CHATGPT ser considerado uma revolução em matéria de inteligência artificial, tratando-se de uma das ferramentas da virada tecnológica do Direito, seus impactos e aplicações ainda são incertos e demandam maiores estudos, em especial para sua utilização imediata na advocacia.

Fontes: https://www.conjur.com.br/2023-jan-15/robo-revolucionar-uso-inteligencia-artificial-justica

https://www.instagram.com/inteligenciartificialoabmg/

https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/02/chatgpt-vai-mudar-nosso-mundo-diz-bill-gates/

Sobre o(a) Autor(a)

Marjorie Cavalcanti

Advogada, Mestra em Direito nas Relações Econômicas e Sociais

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos