Artigos

Quem vai pagar pela Reforma Tributária na locação de imóveis, Locador ou Locatário?

Atualmente, o sistema tributário brasileiro incide majoritariamente sobre o consumo. Os municípios são responsáveis pela arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), enquanto os estados administram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Já a União recolhe o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento…
| 7 de outubro de 2025

DESCONSIDERAÇÃO EXPANSIVA: proteção à execução ou ameaça à segurança jurídica?

O ponto de partida é a polêmica decisão proferida no REsp 1.792.271/SP, em que a 4ª Turma do STJ afastou a responsabilidade de filhos de sócios que haviam sido beneficiados por doações patrimoniais realizadas pouco antes do inadimplemento.🛡️ A leitura formal do vínculo societário como limite absoluto à desconsideração ignora…
| 18 de julho de 2025

USUCAPIÃO: UMA SOLUÇÃO PARA REGULARIZAR E CRIAR UMA MATRÍCULA INDIVIDUAL À PROPRIEDADE

Uma questão frequente no setor imobiliário é a construção de várias casas em um único lote. Em terrenos que possuem apenas uma matrícula, pode-se encontrar três, quatro ou mais casas, cada uma servindo de residência para diferentes pessoas ou famílias. Isso geralmente ocorre em situações de herança, quando os beneficiários…
| 11 de junho de 2025

CARROS ELÉTRICOS NOS CONDOMÍNIOS: CUIDADOS OPERACIONAIS E JURÍDICOS

Os veículos elétricos já são uma realidade em nosso país, e a frota desses automóveis está se expandindo rapidamente, com a expectativa de que se tornem ainda mais acessíveis ao público geral em breve. Informações da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) indicam que a quantidade de veículos elétricos triplicou entre…
| 19 de maio de 2025

Em processo sobre indenização securitária, cabe à seguradora provar situação que exclui a cobertura!

 Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, decidiu que, nas demandas sobre indenização securitária, deve-se aplicar a regra geral de distribuição estática do ônus da prova, recaindo sobre a seguradora o ônus de comprovar as causas excludentes da cobertura. Uma empresa de engenharia ajuizou ação contra uma…
| 3 de abril de 2025

Juiz admite penhora de imóvel de R$ 9 mi mesmo sendo bem de família

O juíz de Direito Guilherme de Macedo Soares, da 2ª vara do JEC de Santos/SP, autorizou a penhora de imóvel de alto padrão, avaliado em cerca de R$ 9 milhões, mesmo sendo reconhecido como bem de família. O magistrado considerou que, embora o bem se enquadre na proteção da lei…
| 26 de março de 2025

Reforma do Código Civil é protocolada no Senado

Agora convertida em PL, proposta prevê mudanças como a responsabilidade de plataformas digitais, correção de dívidas civis e indenizações por danos morais.Confira a íntegra do PL 4/25 : https://lnkd.in/d-q5maaNA revisão e atualização do Código foram conduzidas por uma comissão de juristas presidida pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão.Após oito…
| 25 de março de 2025

STJ PERMITE PENHORA DE IMÓVEL ALIENADO FIDUCIARIAMENTE POR DÍVIDA CONDOMINIAL

A 2ª seção do STJ autorizou que imóveis alienados fiduciariamente – seja para bancos, construtoras, incorporadoras ou outras instituições – podem ser objeto de penhora para quitar débitos condominiais. A decisão foi tomada por maioria de 5 votos a 4, prevalecendo a tese de que o credor fiduciário, na condição…
| 18 de março de 2025

ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR PODEM APLICAR MULTAS E SANÇÕES ADMINISTRATIVAS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO

Imagine a seguinte situação hipotética: “X” realizou a compra de um automotor em uma concessionária de veículos. Após algum tempo, percebeu alguns problemas mecânicos. Ocorre que, mesmo após esperar a garantia por mais de 30 dias, não teve seu pedido atendido. Inconformado, a consumidora procurou o PROCON para registrar uma…
| 13 de março de 2025

O FIAGRO como Motor do Agronegócio Sustentável: Uma Análise da Resolução CVM 214/2024

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou no final de setembro de 2024 a Resolução CVM 214/2024 que: “acrescenta à Resolução CVM nº 175, de 23 de dezembro de 2022, o Anexo Normativo VI e os Suplementos O, P e Q, contendo regras específicas dos fundos de investimento das cadeias…
| 3 de outubro de 2024

Análise Crítica: Desafios de Sucessão em Empresas Familiares

Introdução: Empresas familiares representam um pilar fundamental na economia global, impulsionando a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico. No entanto, a longevidade e o sucesso a longo prazo dessas empresas são frequentemente desafiados por obstáculos complexos relacionados à sucessão intergeracional. A complexidade surge da interação entre fatores emocionais, familiares…
| 2 de outubro de 2024

Boas práticas para evitar o assédio moral e eleitoral nas empresas durante o período eleitoral

Durante o período eleitoral as empresas devem redobrar a atenção para garantir que o ambiente de trabalho permaneça neutro e respeitoso, evitando qualquer forma de assédio moral e eleitoral. Este é um momento delicado e a transparência e a imparcialidade são essenciais para assegurar que todos os funcionários possam exercer…
| 24 de setembro de 2024
1 2

Cadastre-se para receber informações atualizadas

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Moisés Freire Advocacia respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site www.moisesfreire.com.br.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemos por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.