SEFAZ-SP notifica milhares de contribuintes por falta de pagamento do ITCMD

Desde o final de maio deste ano, no âmbito da Operação Loki, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) tem notificado milhares de contribuintes alegando a ausência de pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

O ITCMD é um imposto de competência estadual aplicado sobre doações, transmissões de bens e demais tipos de distribuição não onerosas, como ocorre em processos de herança.

As notificações foram enviadas para promover a autorregularização dos contribuintes, não sendo, ainda, caracterizadas como autuações ou início de ação fiscal.

Segundo a Sefaz-SP, os contribuintes notificados teriam realizado planejamento sucessório de maneira irregular, simulando a venda de cotas ou ações de empresas para transmitir herança gratuitamente ou por um valor inferior ao de mercado.

Vale destacar que essas notificações estão na primeira etapa e envolvem operações realizadas no ano de 2020, devendo alcançar atos dos anos seguintes até o final de 2026.

Especialistas tributários acreditam que o governo está adotando uma postura mais agressiva e sofisticada na fiscalização do imposto, especialmente após a criação da delegacia especializada em ITCMD.

Conforme o Relatório de Receita Tributária da Sefaz-SP, apenas em 2023, o governo do Estado registrou um recorde de arrecadação do ITCMD, totalizando R$ 4,4 bilhões, um aumento de 45% em relação à média da última década. O recolhimento do imposto entre janeiro e maio deste ano foi de R$ 1,5 bilhão.

A Sefaz-SP esclarece que, conforme a regra, a venda de cotas para herdeiros não pode ser inferior ao patrimônio líquido ou patrimonial da holding. Portanto, a simulação do negócio jurídico ocorre quando a compra da participação é feita por um valor menor, configurando uma doação disfarçada de contrato de compra e venda.

O auto de infração para contribuintes que não cumprirem as normas prevê uma multa de 100%, além de representação fiscal para fins penais por crime contra a ordem tributária.

Procurada pelo Valor Econômico, a Sefaz-SP preferiu não conceder entrevista sobre o assunto. Em nota, a entidade afirmou que a Operação Loki visa a impulsionar a autorregularização e instruir os contribuintes sobre as obrigações tributárias, com a possibilidade de retificação disponível no site da secretaria.

Fonte: https://sitecontabil.com.br/noticias_empresariais/ler/sefaz-sp-notifica-milhares-de-contribuintes-por-falta-de-pagamento-do-itcmd 

Sobre o(a) Autor(a)

Leandro Freitas

Atuando em âmbito jurídico, especificamente no setor societário, atuei em demandas relativas a planejamento sucessório e patrimonial, M&A, restruturação societária e procedimentos de registros.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos