STJ: Mora não pode ser comprovada pelo envio de notificação por e-mail

A Terceira Turma do STJ rejeitou Recurso Especial apresentado por um Banco, contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que rejeitou a tese de comprovação da mora após o envio da notificação extrajudicial por e-mail, nas ações de busca e apreensão, regidas pelo Decreto-Lei 911/1969.

A ministra Nancy Andrighi observou que, originalmente, o Decreto-Lei 911/1969 estipulava que a comprovação da constituição em mora deveria ser feita por meio de carta registrada em cartório ou por protesto do título, a critério do credor. Após a modificação do Decreto-Lei 911/1969 pela Lei 13.043/2014, passou-se a permitir que a comprovação pudesse ocorrer mediante o envio de simples carta registrada com aviso de recebimento, não se exigindo, desde então, que a assinatura constante do aviso fosse a do próprio destinatário.

Em 2014, quando houve a mudança na legislação, o e-mail já era amplamente utilizado globalmente. Portanto, se o legislador desejasse, poderia ter incluído o e-mail como meio válido para constituir em mora o devedor fiduciante.

Por fim, a Relatora ressaltou não ser possível cumprir a finalidade da notificação extrajudicial via e-mail, já que a confirmação adequada de recebimento depende de vários fatores, incluindo a existência de um e-mail do devedor fiduciante, seu uso efetivo da ferramenta, a estabilidade e segurança do e-mail, entre outros aspectos.

Link: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/29082023-Em-acao-de-busca-e-apreensao–mora-do-devedor-nao-pode-ser-comprovada-pelo-envio-de-notificacao-por-e-mail.aspx

Sobre o(a) Autor(a)

Ana Laura Alves Coutinho

Advogada Pós-graduada em Direito Processual. Atualmente cursa Pós-graduação em Direito Civil e Empresarial.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos