TST exclui condenação ao pagamento de indenização por dano existencial por ausência de provas 

A Quarta Turma do TST excluiu a condenação imposta a empresa do pagamento de indenização a um motorista em razão da jornada extenuante de trabalho. Na decisão, foi destacado que a prestação de horas extras habituais, por si só, não caracteriza o dano existencial alegado pelo empregado. 

O motorista ajuizou reclamação trabalhista requerendo a condenação da empresa ao pagamento de indenização por dano existencial, sob o argumento de que fazia viagens para São Paulo e Rio de Janeiro, com itinerários e horários determinados pela empresa e, embora tivesse sido contratado para trabalhar 44 horas semanais e oito horas por dia, trabalhava em média 17 horas por dia e, em algumas ocasiões, chegou a permanecer 20 horas na direção. 

A MM. Magistrada de primeiro grau, entendeu por condenar a empresa a pagar R$ 5 mil de indenização, por entender que o motorista se viu tolhido em seus planos, em razão da empresa cercear seu tempo livre para atividades profissionais, sociais e pessoais. 

Inconformada, a empresa recorreu e, em sede de recurso de revista, o relator Ministro Alexandre Ramos, ponderou que, para que haja a condenação nesses casos, é imprescindível a demonstração efetiva de prejuízo ao convívio familiar e social, o que não restou demonstrado nos autos.  

Por isso, o voto condutor excluiu da condenação. A decisão foi unanime. 

Fonte: https://www.tst.jus.br/web/guest/-/sem-prova-de-que-jornada-excessiva-gerou-dano-existencial-motorista-n%C3%A3o-receber%C3%A1-indeniza%C3%A7%C3%A3o 

Sobre o(a) Autor(a)

Alanna Carneiro Santos Ganem

Advogada, com atuação no consultivo e contencioso trabalhista desde 2016. Pós graduada em Direito do Trabalho Corporativo. Pós graduanda em Direito Digital e LGPD.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos