Afastamento por motivo de saúde de Menor Aprendiz

Trata-se de menor aprendiz afastada por motivo de saúde para tratamento, que já possui benefício do LOAS. Ao requerer pedido junto ao INSS, foi informada que não é possível o pagamento de dois benefícios simultâneos.  Questiona-se se seria possível realizar o afastamento pela empresa sem a comunicação ao INSS.

Conforme destacado, não é possível a cumulação do LOAS com outros benefícios, ressalvados os da assistência médica e da pensão especial, de acordo com o art. 26-C, da Lei 8.742/93.

No caso em questão, o menor aprendiz deseja continuar recebendo o salário contratual e o benefício assistencial. No entanto, a empresa não é obrigada a efetuar o pagamento do salário sem a devida prestação de serviços pelo empregado, uma vez que o tratamento médico suspende o contrato de trabalho após o 15º dia de afastamento, de acordo com o artigo 60, §3º, da Lei 8.213/91, in verbis:

Assim, entendemos que, quando houver uma recomendação médica para afastamento superior ao 15º dia, o colaborador deverá ser encaminhado para o INSS, uma vez que o tratamento de dependente químico e/ou alcoólico enseja a percepção do auxílio-doença.

Além disso, considerando que o LOAS não pode ser cumulado com o auxílio-doença, e diante da resistência do colaborador em encaminhar para o INSS, entendemos que, para auxiliá-la, a empresa pode conceder uma licença não remunerada, a fim de evitar prejuízos futuros para o aprendiz.

Sobre o(a) Autor(a)

Júlio Henrique Fonseca de Paula

Advogado com experiência em diversas áreas do direito, incluindo Direito do Trabalho, Direito Civil, Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito Sucessório e LGPD.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos