STF – TEMA 1.232 – EXECUÇÕES TRABALHISTAS CONTRA EMPRESAS DO MESMO GRUPO SÃO SUSPENSAS 

No último dia 26/05/2023, o Ministro Dias Toffoli, decidiu suspender todas as execuções trabalhistas que mirem outras empresas do mesmo grupo econômico, sem que elas tenham participado da fase de instrução e apresentado defesa. A decisão foi tomada no Recurso Extraordinário (RE) 1387795, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.232). 

Na decisão, o Ministro destacou que o tema está em debate há mais de duas décadas na Justiça do Trabalho e tem provocado acentuada insegurança jurídica, face as múltiplas demandas quanto a aplicação ou não do art. 513, § 5º, do atual CPC, que prevê a impossibilidade de o cumprimento de sentença ser promovido em face do corresponsável que não tiver participado da fase de conhecimento. 

O Ministro destacou, ainda, que os inúmeros casos têm implicado em constrição de patrimônio de empresa alheia ao processo de conhecimento, o que tem causado situação de enorme dissenso jurisprudencial. 

Assim sendo, o Ministro entendeu por determinar a suspensão nacional dos processos que envolvem o tema, até a decisão da Corte. 

Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=507948&ori=1 

Sobre o(a) Autor(a)

Alanna Carneiro Santos Ganem

Advogada, com atuação no consultivo e contencioso trabalhista desde 2016. Pós graduada em Direito do Trabalho Corporativo. Pós graduanda em Direito Digital e LGPD.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos