STJ: SOCIEDADES LIMITADAS NÃO TÊM QUE PUBLICAR DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA

A 3ª Turma do STJ decidiu que sociedades limitadas de grande porte (aquelas com ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões) não precisam publicar suas demonstrações financeiras previamente ao seu arquivamento na Junta Comercial.

No caso, se discute se as sociedades limitadas de grande porte estão ou não obrigadas a publicar as suas demonstrações financeiras previamente ao arquivamento na junta comercial no diário oficial e em jornal de grande circulação. Dessa forma, o caso se iniciou através de um mandado de segurança impetrado por uma grande companhia brasileira do setor de bebidas e uma empresa de franquias contra o Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) para serem desobrigadas de publicar suas demonstrações financeiras no Diário Oficial do Rio de Janeiro e em jornal de grande circulação, como condição prévia ao arquivamento de suas demonstrações financeiras na JUCERJA.

Em sede de primeira e segunda instância, a ordem foi denegada pelas instâncias ordinárias, sob o entendimento de que as empresas constituídas sob o tipo jurídico de sociedade estariam obrigadas a publicar suas demonstrações financeiras.

Todavia, o STJ, em sede do Recurso Especial nº 1.824.891, deu provimento ao recurso dos impetrantes, afastando a obrigatoriedade de fazerem publicar suas demonstrações financeiras.

Segundo o entendimento da Corte, muito embora a Lei Federal nº 11.638/2007 obrigue as sociedades limitadas de grande porte a escriturar e elaborar suas demonstrações financeiras, ela não faz referência a nenhum dever legal de “publicação” dessas mesmas demonstrações financeiras.

De acordo com o Tribunal, a palavra “publicação” foi expressamente suprimida do projeto de lei que resultou na Lei Federal nº 11.638/ 2007, o que demonstra que a intenção do legislador foi a de justamente retirar o dever de publicação das demonstrações financeiras no diário oficial do Estado e em jornais de grande circulação.

Ressalte-se que o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) já tinha esse mesmo entendimento do STJ desde 2008, quando o então Departamento Nacional do Registro do Comércio (DNRC) enviou Ofício Circular para as Juntas Comerciais com o seguinte assunto: “Publicação facultativa de demonstrações financeiras, em Diário Oficial e em jornais de grande circulação, das sociedades limitadas de grande porte”.

Fonte:https://www.migalhas.com.br/quentes/383396/stj-sociedades-limitadas-nao-tem-de-publicar-demonstracao-financeira

Sobre o(a) Autor(a)

Matheus Proveti Dilly Costa

Pós-graduando em Direito Empresarial, pelo programa Master of Laws (LL.M) do IBMEC, e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos