STJ Reconhece Exclusão de Sócio que Retirou Valores do Caixa sem Autorização por configurar falta grave.

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a retirada de valores do caixa da empresa, em desacordo com o deliberado em reunião, constitui motivo justo para que a sociedade requeira judicialmente a exclusão do sócio responsável.

O caso teve início quando um dos sócios de uma fábrica de móveis antecipou a distribuição de lucros sem a devida autorização dos demais membros da sociedade. Essa atitude levou a empresa a ingressar com uma ação para excluir o sócio responsável, mas o pedido foi inicialmente negado pelo juízo de primeiro grau, que não considerou os atos praticados suficientemente graves.

Entretanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) reformou a sentença, reconhecendo a gravidade da falta cometida pelo sócio, que desrespeitou as normas estabelecidas no contrato social. A corte estadual destacou que nenhum sócio pode se apropriar de valores em desacordo com a decisão tomada em reunião.

No recurso ao STJ, o sócio argumentou que a questão em discussão era apenas uma divergência na gestão da sociedade, além de afirmar que a empresa só poderia ter ajuizado a demanda em litisconsórcio com os demais sócios.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2024/16082024-Retirada-indevida-de-valores-do-caixa-da-empresa-configura-falta-grave-e-sujeita-socio-a-exclusao.aspx 

Sobre o(a) Autor(a)

Leandro Freitas

Atuando em âmbito jurídico, especificamente no setor societário, atuei em demandas relativas a planejamento sucessório e patrimonial, M&A, restruturação societária e procedimentos de registros.

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos