STJ – RETROATIVIDADE DA LEI COM SANÇÃO ADMINISTRATIVA MAIS BENÉFICA

O STJ, por unanimidade, julgou um tema com grande relevância na relação entre o particular e a Administração Pública. O Tribunal entendeu que o advento de uma lei mais benéfica ao processado deve retroagir em seu favor.

Destaca-se trecho do julgado que salienta que o “dispositivo constitucional (que prevê a retroatividade da lei penal) [é] princípio implícito do Direito Sancionatório, segundo o qual a lei mais benéfica retroage no caso de sanções menos graves, como a administrativa”.

A conclusão firmada foi “constato ser possível extrair do art. 5º, XL, da Constituição da República princípio implícito do Direito Sancionatório, qual seja: a lei mais benéfica retroage”.

O art. 5º, XL da CR/88 que estabelece a possibilidade de retroatividade da lei penal, permite-se a interpretação para extração do princípio implícito do Direito Sancionatório. Assim, se a Constituição permite retroagir em casos de punições mais severas, como as criminais, deve-se permitir retroagir a norma mais favorável em casos menos graves, como as sanções administrativas.

STJ. 1ª Turma, AgInt no REsp 2.024.133- ES

Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/385190/stj-e-a-retroatividade-da-lei-mais-benefica-em-punicao-administrativa

Sobre o(a) Autor(a)

Marjorie Cavalcanti

Advogada, Mestra em Direito nas Relações Econômicas e Sociais

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos