Tributação do Auxílio Combustível.

A tributação do auxílio combustível reveste-se de uma das questões mais controvertidas em matéria tributária. Muitos foram os entendimentos e posicionamentos adotados pela Receita Federal e pelos Tribunais Superiores. Em determinados momentos, o auxílio combustível foi considerado parcela de natureza indenizatória, substitutiva ao vale transporte, em outros momentos um benefício financeiro creditado pelas empresas. Até o momento,  não há consenso sobre a questão.

Recentemente, a Receita Federal do Brasil (RFB) publicou as Soluções de Consulta COSIT 313/197 e DISIT 4.023/218, por meio das quais expressou que os valores pagos a título de vale-combustível se assemelham ao vale-transporte pago em pecúnia, sendo uma espécie desse pagamento, e, portanto, a eles também deve ser atribuída natureza indenizatória, desde que no valor correspondente ao exato deslocamento do colaborador no trajeto casa – trabalho. Nesse sentido, valores pagos a título de auxílio-combustível que excedam o custo do trajeto em transporte público não terão natureza salarial e, portanto, devem compor o salário de contribuição, devendo haver a incidência do INSS, FGTS e também do IR.

Adicionalmente, outro requisito foi imposto pela RFB para que seja verificada a natureza indenizatória do vale-combustível: o pagamento somente poderá ser realizado pelo empregador no valor que exceder o percentual de 6% do salário do empregado, obedecendo à mesma lógica do vale-transporte previsto na lei 7.418/1985.

Ante ao exposto,  existem duas opções a disposição das empresas: i) formular consulta à Receita Federal que vincula a autoridade ou ii) ajuizar ação declaratória ou Mandado de Segurança para garantir o direito à não incidência tributária sobre o auxílio combustíveis.

Sobre o(a) Autor(a)

Rafaella Viana

Advogada Tributarista na Moisés Freire Advocacia

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos

Política de Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política da Moisés Freire Advocacia respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site www.moisesfreire.com.br.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemos por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.