STF legitima apreensão de CNH e passaporte para cumprimento de ordem judicial.

Em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade, o Supremo Tribunal Federal afastou pedido para declarar a inconstitucionalidade do artigo 139, inciso IV, do Código de Processo Civil, por entender que a determinação de apreensão CNH ou passaporte não infringe direitos fundamentais.

No julgamento, a Suprema Corte entendeu que a utilização de certas medidas indutivas ao cumprimento de ordem judicial deve atender aos fins sociais e às exigências do bem comum, não podendo ser utilizada indiscriminadamente pelo julgador.

Sendo assim, competirá ao julgador de cada processo analisar a adequação da medida face ao cumprimento da ordem judicial descumprida. Nos preocupa o fato de que a medida venha a ser utilizada como meio de cobrança de débito, vez que, ao meu ver, estaríamos sim diante de uma flagrante violação aos direitos fundamentais.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/381359/stf-valida-apreensao-de-cnh-para-cumprimento-de-ordem-judicial

https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5458217

Sobre o(a) Autor(a)

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos