Licitação: Sistema S.  deve utilizar a contratação de serviços comuns de advocatícios por pregão eletrônico

É irregular a utilização, pelas entidades do Sistema S, da modalidade concorrência, em vez de pregão, prioritariamente em sua forma eletrônica, se a devida justificativa técnica, para a contratação de serviços comuns de advocacia, por contrariar os princípios da competitividade e da economicidade.

Verificou-se que o representante alegou, em suma, a ocorrência das seguintes irregularidades: adoção da concorrência como modalidade licitatória em vez do pregão eletrônica, considerando que o serviço contratado pode ser classificado como comum (sem complexidade ou natureza intelectual, tanto que a remuneração proposta é por êxito), podendo ser realização pregão eletrônico e da praxe de pregões eletrônicos como mesmo objetivo, o que tornaria a concorrência antieconômica e anulável.

Em relação às irregularidades, a unidade técnica considerou terem plausibilidade jurídica. O entendimento é de que a utilização da modalidade concorrência, em vez de pregão, prioritariamente em sua forma eletrônica, sem a devida e robusta justificativa técnica, apresentaria potencial de ser anticompetitiva e antieconômica e em desacordo com a jurisprudência do Tribunal de Contas da União.

Acórdão 2728/2022. Plenário. Representação, Relator Ministro-Substituto Augusto Sherman

TCU – Boletim de Jurisprudência n. 430 Fonte:  https://portal.tcu.gov.br/jurisprudencia/boletins-e-informativos/

Sobre o(a) Autor(a)

Marjorie Cavalcanti

Advogada, Mestra em Direito nas Relações Econômicas e Sociais

Você também pode gostar

ATENÇÃO: MENSAGEM IMPORTANTE


A Moisés Freire Advocacia informa para todos os seus clientes que NÃO efetua cobranças por WhatsApp!

Caso venha receber alguma informação ou solicitação de cobrança por esse canal, por favor, entre em contato com nossa equipe no telefone (31) 3287-1412, antes de efetuar qualquer transação.

Fique atento e evite fraudes!

Equipe Moisés Freire Advocacia

Isso vai fechar em 20 segundos